sábado, 30 de agosto de 2008

Pequeno Dicionário de Marketing I

Publicarei semanalmente termos de marketing que são usados no dia-a-dia, facilitanto assim a vida de profissionais que não são da área e de estudantes. Você encotrará, conceitos, palavras-chaves de marketing e de áreas relacionadas. Tendo duvidas? Solicitem informações.

Pequeno Dicionário de Marketing Corporativo.

Absenteísmo: Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde

Approach: Abordagem

Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe

Avaliação 360 graus: Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa

B2B: Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor

B2C: Business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet ou não.

Benchmark: Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas

Benchmarking: Comparação de desempenho de produtos e processos com o da empresa de refêrencia. Arte de descobrir como e por que algumas empresas podem serem mais eficázes que outras. Benchmarking é imitar o melhor desempenho de outras empresas.

Board: Conselho diretor

Brainstorm: l "tempestade cerebral". É uma reunião para trocar idéias e falar tudo que lhe vem a cabeça sem restrições de ninguém.

Branding: Construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa

Break even point: Exato momento em que custos e receitas de um negócio se equilibram

Budget: Orçamento

Business Plan: Plano de negócios seja sobre um produto ou empresa

C2C: Customer to customer - venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre

Case: Estudo de caso, normalmente abordado em empresas

CEO: Chief executive officer - É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, gerente geral, Capo de tutti Capi ( chefe dos chefes). Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte

CIO: Chief information officer - Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal

Coaching: Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos

Consumer relationship Management: Gerenciamento das relações com o cliente
Data-base marketing: Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa

Deadline: Data limite, Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada

Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa

Dumping: Prática comercial, geralmente desleal proibida pelos governos, que consiste em uma ou mais empresas venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao provável preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.

EBITDA: Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization - ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa

E-learning: Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância.

continua......

Sérgio Wagner diz: você faz o seu destino

Nenhum comentário: