“Em alguns séculos, quando a história de nossos dias for escrita com uma perspectiva de longo prazo, é provável que o fato mais importante que os historiadores destaquem não seja a tecnologia, nem a Internet, nem o comércio eletrônico. Será uma mudança, sem precedentes da condição humana. Pela primeira vez, literalmente, um número substancial e crescente de pessoas tem escolhas. Pela primeira vez, elas gerenciam a si mesmas”.
“E a sociedade está totalmente despreparada para isso.”
PETER DRUCKER
Quero destacar que marketing e vendas têm somente um foco: “o resultado”. Qualquer coisa diferente disto será um desastre total para ambos. O marketing deverá ser planejado, monitorado e mensurado bem como as vendas. Vendas é marketing e Marketing é vendas, por mais que os gerentes de produtos, marketing e vendas digam o contrário e se engalfinham em batalhas desnecessárias e inúteis. Pois, um não vive sem o outro no mundo de hoje. Estas atividades que aparentemente são tão dispares e ao mesmo tempo tão dependentes, estão cada vez mais profissionalizadas, não há mais espaço para o “vendedorzão” e muito menos para profissionais de marketing despreparados.
Hoje o mercado é do consumidor. Ele (consumidor) determina quais praticas adotaremos para atendê-lo melhor. Poderemos aparentemente em algum momento ter a falsa idéia de que nós de marketing e vendas dominamos e gerenciamos nossos clientes, ledo engano. Mas, isso só acontece momentaneamente quando temos algo muito, mas, muito inovador. Inovações são temporais e passando o “boom” temos e devemos mesmo é nos preocuparmos com os nossos concorrentes. Isto porque os consumidores cada vez mais gerenciam suas próprias vidas e são donos de sua vontade. O que poderemos fazer e tentar conquistá-los, encantá-los todos os momentos de nosso dia, pois, se você não o fizer alguém fará por você.
Lembre-se: o consumidor sempre terá razão, por uma razão muito simples o dinheiro esta nas mãos dele.
*Sérgio Wagner Marques é professor, palestrante, consultor nas áreas de Marketing e vendas e conselheiro da Bellinati Perez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário