Lembro como se fosse hoje o dia em que nós da Rhodia trouxemos o Dr. William Edwards Deming para uma palestra e aconselhamentos, que época foi aquela! E pensar que hoje o Dr. Deming continua atual como na década de 50 no Japão e na de 80 quanto esteve nos visitando.
Os 14 Pontos ou Princípios de Deming constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos japoneses, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses pontos ou princípios constituem a essência de sua filosofia e são aplicáveis tanto a organizações pequenas como grandes, tanto em indústria como em empresas de serviços. E também são aplicáveis a qualquer unidade, divisão ou setor de uma empresa.
1º Estabelecer constância de propósitos para melhorar produto e serviço, objetivando tornar-se mais competitivo e manter-se em atividade, bem como gerar empregos
2º Adotar a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação
3º Acabar com a dependência da inspeção em massa para atingir a qualidade total. Elimine a inspeção em massa e introduza qualidade no produto desde seu primeiro estágio
4º Cessar a prática de aprovar transações e orçamentos somente com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade, transparência e confiança
5º Melhorar constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos
6º Institua treinamento e o retreinamento no local de trabalho
7º Instituir liderança. O objetivo do Líder é de ajudar as pessoas, as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor.
8º Eliminar o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;
9º Eliminar as barreiras entre os departamentos. Pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço
10º Elimine Slogans (lemas), exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontra-se no sistema. Portanto, estando fora do alcance dos trabalhadores
11º Eliminar padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança, elimine processos de administração por objetivos. Eliminar processos de administração por cifras e por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de liderança
12º Remover as barreiras que privam os funcionários de se orgulharem de seu desempenho. A responsabilidade dos Líderes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos
13º Instituir um sólido programa de educação, retreinamento e auto-aprimoramento
14º Todos da empresa devem agir no processo de concretizar a transformação.
Sérgio Wagner diz: Quem lê faz o seu destino
Um comentário:
Caro Sergio,
Você tem toda razão esse artigo parece que foi escrito ontem. Mostra que se cuidarmos de todos os processos iniciais de forma eficiente, eficaz, com participação de todos os envolvidos sem barreiras, por certo o sucesso da gestão está garantido.
Abraços
Fernando Nunes
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